Friday, April 08, 2005

Dalai

"Cada um de nós tende a ser condescendente consigo mesmo. Olhamos para nós mesmos com benevolência. Se alguma coisa de ruim acontece conosco, sempre temos a propensão de atribuir a culpa aos outros, ao destino, ao diabo ou a Deus. Nós nos recusamos a penetrar em nosso interior , conforme recomendação de Buda".

Dalai-Lama


Como é desolador conviver com pessoas que têm dificuldade em reconhecer seus erros. Agora imagina a frustração e desânimo quando se depende dessa pessoa, das suas decisões e atitudes pra tua própria vida. Pessoal e profissional. Eu não queria que os erros fossem admitidos simplesmente para apontar culpa. É só com o intuito de crescimento. Se tu souber admitir que errou tem a possibilidade de avaliar e mudar para não repetir.

Mas mudar é algo que nem todo mundo consegue ou sequer está disposto a tentar. E chega um ponto em que a desolação e frustração me faz desistir. E eu venho buscando um pouco de budismo e insensos na minha vida pra acalmar, afastar a angústia que acompanha a convivência. E assim consigo me consolar sabendo que esse momento de desolação e frustração vai passar. Ao menos pra mim. Eu vi erros e estou em processo de mudança. Pena que nem todo mundo tem essa capacidade de auto-crítica, que sensações como essas vão se repetir no futuro com outros.

E a vida, quando bate, bate duro.