Tuesday, January 11, 2005

Pitadas del Plata

Comportamento
Uruguaio é realmente simpático. São educados e estão sempre interessados em entender que diabos aquele brasileiro tá tentando balbuciar em espanhol.

Contradição
Por mais educados e simpáticos que sejam, tão pouco preocupados com o destino do lixo. Atiram garrafas de refrigerante na rua, papéis e plásticos do carro. Ainda assim, Montevideo é bastante limpa.

Ritual
Falar em lixo, no dia 31 as ruas da cidade estavam abarrotadas de papel picotado, rasgado, amassado. Eram calendários, relatórios, documentos, promoções. Tudo datado do ano de 2004. Costume bizarro... pq normal mesmo é atirar lírios pra Iemanjá.

O dia 31
A festa não é de noite. É de dia. É dedo no piiiii e gritaria. Como se o dia inteiro fosse uma festa de último dia de terceiro ano. Vai ver é porque o carnaval deles não é tão intenso. Claro que isso não acontece na cidade toda. Somente em alguns pontos. Descobri isso ao entrar no famoso Mercado de Montevideo atrás de uma camiseta da seleção uruguaia e me desnortear em meio a um pandemônio castelhano. Até parecia turista desavisado.

Revellion
A festa da virada é em casa. Não existe festerê forte em praça, boates, praias. Os uruguaios comemoram os instantes finais do ano em casa com a família e amigos. Episódio engraçado passar pela esquina mais movimentada da noite de Montevideo e escutar somente ecos. Fomos até o centro por sugestão de diversos garçons e pelo recepcionista do hotel. Todos confirmaram ser a noite no centro da cidade, na Plaza Independencia. Engraçado de novo não encontrarmos ninguém. Não... eu vou repetir: NÃO HAVIA NINGUÉM!. Subimos e descemos por diversas ruelas do centro e só nos deparamos com nossas próprias sombras. Isso até abordarmos um policial para esclarecer a escassez de gente e sermos informados que ninguém saía de casa antes da meia noite. Achei que seria preso por romper com as normas do país, mas até os policiais são educados no Uruguai. Recebemos um caloroso sorriso e um sincero "feliz año" do elemento.

CCCP
Episódio engraçado. Estava eu com minha galera de brasileiros na praça central de Montevideo. Garrafa de champagne na mão, trajando uma recém comprada camisa vermelha da seleção da União Soviética. Passou então por nós um uruguaio e, simpático como são, ouviu dialeto brasileiro e exclamou: "Brasil é el mayor país del mundo!" E eu, brasileiro bêbado, mal educado como todos nós somos, devolvi: "Não!!! Mayor país del mundo é la Union Soviêtica!" E apontava pra minha camisa. O uruguaio se afastou e exaltou um sonoro: "Ah! comuna viado!"
Não me restou outra alternativa que não rolar de rir. Espetacular presença de espírito. Por mais que eu estivesse apenas querendo reparar um erro geográfico do rapaz (afinal o Brasil é o 5° maior país do mundo em extensão territorial), confesso a repreensão uruguaia foi merecida. Mas teria sido mais engraçado se o cara tivesse me dado um carrinho. Aí sim teria sido uma verdadeira "repreensão uruguaia".

Fotos
Quem quiser pode apreciar com moderação as fotos da viagem. Bom proveito.