Friday, February 11, 2005

Dos prazeres da vida

Dou uma olhada pra trás, não muito longe... apenas um ano pra trás e vejo a diferença que se fez acontecer na minha vida. Nesse exato dia do ano passado eu vivia deprimido, fumava meia carteira de cigarro por dia (o que, pra quem me conhece, sabe que é um espetáculo de muito), tinha insônia, vivia na ansiedade, não tinha ânimo para o trabalho, minha empresa mal das pernas, meu pró-labore rondando o zero.

Graças à minha família e à luta diária dos meus pais, nunca passei grandes dificuldades na vida. Sinceramente, eu não sei o que são tempos realmente difíceis. Então, pra mim, a pior época da minha vida foi nesse exato período do ano passado... nos primeiros meses de 2004.

Eu era um sujeito avesso a mudanças. A vida me forçou a enfrentar isso de frente e mudou tudo o que eu conhecia, tanto na vida pessoal quanto na profissional. Hoje sou um cara diferente, vejo o mundo de outra forma, as relações de trabalho, as amizades, os amores. Vejo tudo com maior clareza, com uma maturidade que antes não tinha.

Dois ditados clichês se aplicam nessa transição: O tempo cura tudo. e É na adversidade que se cresce.

Tudo isso pra dizer que 2005 promete. Que desde o início, venho saboreando prazeres, pequenos, médios ou grandes. Venho me deliciando com viagens, com passeios, com finais de tarde, com almoços, com noites bem dormidas, com cinemas, com cafés, com sol, com chuva, com edredon ou sem. É Montevideo, Porto Belo, Bombas, Bombinhas, Quatro Ilhas, Três Coroas, Garopaba, Praia do Rosa, Silveira, Barrinha, 3 livros, frescobol, sushi, sashimi, carreteiros, Jack Daniels, Johnny Walker, roupas novas... caracas, é muita coisa. Não vou listar tudo, mas pensem... isso é só o começo.

Acho que por isso que quando o porteiro hoje perguntou "Tudo bem?" eu respondi com muita convicção: "Tudo ótimo!"