Tuesday, August 23, 2005

A arte do peixe cru

Finalmente aprendi a fazer sushi nesse último sábado. Hiroshi, sogro meu, ministrou um curso de 5 horas na sua casa passando alguns dos segredos e diversas dicas do preparo dessa arte. Você sabia que:
  • O sushi surgiu como forma de conservar o peixe enrolando-o no arroz. Com o passar do tempo, o ácido lático produzido pelo arroz fermentava, dando ao peixe um sabor ácido. A cozinha moderna substituiu o ácido lático natural do arroz por um tempero preparado com vinagre, sal, açúcar e às vezes saque. Ainda hoje existem restaurantes no Japão que servem sushi à moda antiga. Leva mais de dois meses para se sentir os efeitos da fermentação... então imagina o preço do prato.
  • O wasabe (raiz forte que vem em uma pasta verde que sempre acompanha o sushi) é também um bactericida natural. Quem tem medo de pegar germes pelo fato do peixe ser cru, basta misturar um pouco de wasabe que os intestinos estão seguros.

Ainda essa semana estarei comprando os mantimentos e ferramentas numa loja japonesa pra me arriscar nessa aventura durante o findi. Acordarei cedo e alimentarei a minha família. Segunda eu conto como foi.