Tuesday, February 14, 2006

Comando militar?

Aí ontem eu tive uma formatura da UFRGS pra ir e um dos formandos agradeceu, entre pai, mãe, papagaio e cachorro, à Infantaria do Exército Brasileiro. Inexplicavelmente, fui tomado por um súbito orgulho, como se eu fizesse parte da infantaria, do exército ou tivesse qualquer relação com as Forças Armadas.

Verdade é que no momento em que ele falou, relacionei o fato diretamente a uma de minhas maiores falhas como profissional e também como pessoa: a disciplina. Sou muito pouco disciplinado em tudo o que faço, o que me leva a desistir de muita coisa pela metade e a de não as levar até o fim. E por aqueles poucos instantes, fiquei relativamente triste por não ter servido.

Sei que é bobagem e que no fundo mesmo foi melhor eu não ter servido, mas o fato serviu também pra eu questionar, em fração de segundos, o povo brasileiro. Taí uma sociedade que não tem disciplina alguma. Se um dia um dicionário resolver polemizar e quiser dar significado ao antônimo da palavra 'disciplina', era só escrever: 'qualidade de ser brasileiro'.

Por breves instantes desejei a volta do governo militar. Mas obviamente sem qualquer manipulação americana ou político brasileira. Única e exclusivamente a disciplina militar.

Meu Deus do Céu. Que que eu posso fazer da minha vida pra deixar de devaneios e ver algum deles se concretizar?