Saturday, May 08, 2004

Minha avó, mãe da minha mãe, tá aí em casa essa semana. Veio de Santa Maria visitar e trouxe um jogo de louças muito afudê. Estilo antigo, mais ou menos da década de 40. É um presente pra minha mãe. Mas o que mais me emocionou foi que minha avó ganhou esse jogo de louças do meu avô que morreu quando minha mãe tinha 19 anos.

Nunca conheci meu avô. Ainda assim sinto uma saudade imensa dele. Segundo me falam, ele era um cara totalmente calmo, centrado, absolutamente sereno e de bem com a vida. Tinha amor pelos filhos, apaixonado pela esposa. Trabalhava na rede ferroviária e o dinheiro que tinha era suficiente. Nada sobrando. Simplesmente o suficiente.

Até hoje, nas fotos que vi dele (não são muitas), é como se uma aura de paz, serenidade e bem-estar contornasse seu semblante. E então me dei conta do real motivo de tanta saudade de uma pessoa que nunca conheci: ele é tudo o que eu almejo ser na vida. Quero exatamente aquilo que ele tão involuntariamente transmitia ao posar para uma foto. Quero somente conforto, paz, tranqüilidade.

Janeiro próximo completam 40 anos que sua companhia nos foi trocada pela memória e por um exemplo de vida que há algum tempo passou a ser meta na minha.